Conheça a nossa história...

Nossa História

 

 Em 1981, na sede da Igreja Evangélica Assembléia de Deus, na cidade de Itaperuna/RJ, sob a bênção do Pastor presidente e pioneiro regional, Dr. José Antônio de Carvalho, seu filho Eliel dava início a uma nova frente de trabalho.

                Na época Eliel Furtado de Carvalho era coordenador das Cruzadas do Evangelista Bernard Johnson e, por meio delas, testemunhava a conversão de milhares de pessoas ao evangelho de Cristo. Porém, depois de seguidos desgastes com a denominação em função da ‘‘visão’’ de Reino que possuía e pelas tradições que imperavam, deixou a Cruzada e fundou o Ministério Ceifa (Centro Evangelístico Internacional Frente de Apoio).

                Aproximadamente 12 anos depois desse fato e por razões idênticas, um grupo de 14 jovens deixava a mesma denominação na cidade de Nova Friburgo.

                Inicialmente, esse grupo de irmãos pretendia filiar-se a alguma igreja já existente na cidade. Entretanto, por uma orientação inequívoca de Deus, a direção tomada foi outra.

                A Igreja Ceifa nasceu de um sonho dado por Deus a alguns jovens, cujos corações estavam em conquistar vidas e trazê-las para um convívio, onde fosse possível sentir e expressar a liberdade da adoração. Fomos levados a buscar para a nossa geração um marco histórico, porque se Deus nos capacitou. Ele tinha um propósito.

                A Igreja Ceifa de Friburgo teve início quando Nélis e Roseliane, hoje pastores da Igreja Ágape, na Flórida (EUA), se empolgaram com a possibilidade de se trazer o ministério Ceifa para nossa cidade, convidando o seu líder, Pr. Eliel de Carvalho, para nos expor seu projeto.

                A reunião que havia sido marcada para o início de janeiro de 1993, acabou sendo precedida por outra, em 31 de dezembro de 1992, na cidade de Itaocara, marcada certamente por Deus, porque nos encontramos com o Pr. Eliel e sua esposa casualmente. E nesse primeiro contato, onde toda a nossa família estava presente, pudemos ouvir os projetos e nos empolgarmos o suficiente para saber que realmente partia de Deus a necessidade da abertura dessa igreja. Qualquer possibilidade de medo, apreensão ou ansiedade da nossa parte certamente desapareceu naquele dia. E quando, definitivamente, nos reunimos no dia 03 de janeiro de 1993, todo o grupo foi unânime em aderir a essa nova e empolgante missão.

                Tivemos o privilégio de receber o jovem pastor Arcélio Luis, que desempenhou um papel fantástico nessa cidade, tornando a Igreja Ceifa reconhecida por todos em pouco tempo, devido à sua preparação espiritual e teológica e, ainda vocacionado para o serviço de Deus. Exatos dois anos passaram-se e ele foi substituído, para nossa agradável surpresa, pelo ainda jovem pastor Sérgio Paulo G. Paim (na época com 31 anos) que, ao longo de nossa caminhada, como Equipe Sublime Louvor, já vinha revezando-se entre o operador de som e o pregador, por muitas igrejas por onde passamos. Deus já estava preparando a terra. Mal podíamos crer que aquele garoto brincalhão se tornaria o nosso pastor e desenvolveria, com tamanho brilho e seriedade, esse ministério.

                Assim, na manhã do dia 24 de janeiro de 1993 começamos a nos reunir em uma sala do SASE (Serviço de Assistência Social Evangélico), que hoje se encontra desativado.

                Ali ficamos por poucos meses e em seguida nos mudamos para o centro, alugando uma velha oficina que, surpreendentemente, na parede dos fundos, que estava coberta por um painel de lambrim, havia a inscrição “A Universal Assembleia dos Santos”, feita por missionários da Assembleia de Deus. Que maravilhosa surpresa! Naquele lugar, havia iniciado-se, dezenas de anos antes, a igreja da qual viéramos. Coisas assim não podem ser coincidência!

                Em 1997, com pouco mais de três anos de fundação, nos mudamos para a avenida central da cidade. Ali, ganhamos força e reconhecimento como denominação e conseguimos comprar nosso primeiro imóvel, onde hoje está edificado nosso templo. Mais alguns anos se passaram e adquirimos também o imóvel ao lado do templo, onde foram organizadas salas para departamento infantil, dança, música etc.

                O inicio não foi muito fácil. Éramos 14 irmãos e possuíamos uma visão. Uma visão de conquista de almas, de unidade interdenominacional e, acima de tudo, uma visão de culto com liberdade de expressão.

                Tudo isso estava além de algumas tradições que ainda eram muito dominantes e, como “dois não podem andar juntos se não houver entre eles acordo” (Am 3:3), seguimos o exemplo de Abraão e seu sobrinho Ló, que se separaram fisicamente, mas continuaram se amando e respeitando dentro de suas características. Assim, nos lançamos aos desafios. Não é fácil implantar um ministério em uma cidade onde a Palavra já é tão bem divulgada, mas prosseguimos com nossos sonhos e hoje, já vemos parte deles realizados.

                Poderíamos dizer que nossa igreja já nasceu missionária. No primeiro ano de existência, já enviara várias pessoas ao campo: Mírian Moreno, para treinamento missionário em Belo Horizonte; pastor Nélis Nilson, para assumir a igreja CEIFA na Flórida; e o, então Diácono, pastor Sérgio Paim, que assumiria a igreja em Sumidouro.

                Na mesma época, recebemos dois pastores em nossa membresia: Israel Moraes, vindo da CEIFA de Itaperuna e hoje pastor da CEIFA em Cabo Frio e Arcanjo Neto, da Assembleia de Deus Central, em Friburgo. Pastor Arcanjo e família seriam enviados posteriormente para Cabo Frio, Espanha e depois para a Alemanha, onde estão pastoreando até hoje.

                No segundo ano de funcionamento, as movimentações de membros trouxeram mudanças mais significativas. Próximo ao segundo aniversário, aconteceu o envio do pastor da igreja, Arcélio Luis, para Uberaba. Obviamente, fez-se necessário o remanejamento de alguém, para que pudesse assumir a igreja. O pastor Sérgio Paim foi então trazido de Sumidouro e, no dia 6 de janeiro de 1995, assumiu a igreja e está à sua frente até hoje.

                Muitos outros ministérios foram revelados nos anos seguintes: Mírian, hoje casada com Eurico, com quem tem dois filhos - Samuel e Jonathan - está na Espanha. Juntos, estão pastoreando duas igrejas, uma em Jaén e outra em Madrid, além de terem trabalhos estabelecidos em outras quatro cidades. Wilson Coelho, Neiva Coelho, Lene Paim, Débnei Dembergue (Binim) e Ricardo Verly membros fundadores, também tiveram seus ministérios reconhecidos.

                Atualmente, temos nos alegrado pelo surgimento de novos ministros da Palavra. Gente que, em sua maioria converteu-se na CEIFA ao longo desses 25 anos, e tem se levantado como pastores e líderes. Poderíamos apontar Sidney e Marinéia (Rede da Família), Fábio e Joária (Rede de Jovens), Grégory e Ingrid (pastores em Tatuí), Silvio e Iasmim, Francisco e Suelane  (pastores em Banquete), Ricardo e Simone (pastores em Itaipava), Rômulo e Fernanda (Líderes do diaconato), Gel e Ariana (Ministério Infantil), Raphael e Aline (Rede de Adolescentes), Michelle Shumacker (E.B.D.), Sarah Coelho, Monalisa e Julia Paim (dança) e dezenas de líderes de células e de diversos cursos que nos fornecem bases para prosseguirmos. Irmão sem os quais a visão não caminharia com a excelência vista hoje e que apesar do anonimato, são imprescindíveis à igreja.

                Hoje não somos mais um pequeno grupo, mas uma igreja estabelecida, que sabe para onde caminha. Este é nosso alvo: ganhar almas para Cristo, consolidando sua fé, preparando-as através de um discipulado permanente, até que estejam prontas para serem enviadas a ganhar outras vidas.

                Em 2002, o bispo Eliel de Carvalho concedeu a autonomia às igrejas filiadas ao Ministério Ceifa, o que fez nossa igreja iniciar um novo tempo. Quando recebemos a autonomia, pensamos que teríamos maior liberdade para trabalharmos a igreja de Nova Friburgo. Em nosso coração não havia qualquer pretensão de levarmos a visão de igreja que agora tínhamos para fora de nossa cidade. Mas os projetos de Deus eram outros.

                Quando os irmãos Silvio e Iasmim Guedes nos pediram autorização para começarem uma célula em Pedra Branca, não podíamos imaginar que ali estavam os futuros pastores da igreja que nasceria em Banquete, e muito menos que aquela igreja abriria portas para várias outras, que surgiriam a partir daquela iniciativa.

                Então, começando por Banquete, Distrito da cidade de Bom Jardim (RJ), várias outras igrejas nasceram: Nova Iguaçu (RJ), Itaipava - Petrópolis (RJ), Rio de Janeiro (RJ) e Tatuí (SP). Além dessas, houve a integração da Igreja de Sumidouro (RJ), Dores da Vitória - Miraí (MG), Cabo Frio (RJ) e Monnerat em Duas Barras (RJ) que se aliançaram conosco e a abertura de trabalhos missionários na Espanha e na Alemanha.

                Hoje, acreditamos que o Senhor ainda nos enviará a muitas cidades, e estamos abertos a ir aonde Ele nos enviar.